sarah-gray-351935

As 5 Funções da Pele Essenciais na Nossa Saúde e Bem-Estar

Como é a vossa rotina de cuidados de pele? A minha mãe sempre teve imensos cuidados com a sua pele e por isso, sempre teve uma pele com um aspecto jovem e radiante. Na minha adolescência, não tive problemas muito graves com acne felizmente, no entanto, a minha preguicite aguda era mais forte do que eu para seguir os seus bons hábitos😋

Comecei a ganhar mais consciência à medida que crescia, e quando estudei Farmácia, comecei a ficar apaixonada por esta área, começando a introduzir novos hábitos na minha rotina, inspirada também pela minha mãe ter uma pele tão bonita e bem cuidada!

Funções da Pele

pele é o maior órgão do corpo humano, sendo essencial na nossa saúde e bem-estar. A pele saudável actua como uma barreira entre o mundo exterior e o interior do nosso corpo, sendo a nossa primeira e melhor defesa contra vários factores.

O estado deste órgão desempenha um papel psicológico importante, uma vez que é o indicador mais visível de saúde. A condição da nossa pele não só afecta a forma como nos sentimos sobre nós mesmo, mas também como os outros nos vêem. Desta forma, é fundamental perceber quais são as funções da pele, para cuidarmos dela e a mantermos saudável, para melhor desempenhar a sua função e nós sentimo-nos mais confiantes e confortáveis.

1. Protecção

Figura 1: Constituição da Pele.

  1. Protege as estruturas subjacentes de danos mecânicos (como golpes, atritos e pressões) devido à sua resistência e elasticidade:
    1. Hipoderme: devido à sua acumulação de adipócitos, amortece os traumatismos ligeiros;
    2. Derme: rica em fibras conjuntivas, garante uma suficiente elasticidade;
    3. Epiderme: camada mais externa, é a melhor barreira contra os agentes externos. Especialmente a camada córnea, devido ao seu conteúdo em queratina, uma proteína dura e impermeável.
  2. Previne a entrada e passagem de microorganismos, substâncias químicas e agentes físicos nocivos para o interior do corpo. Além disso, as glândulas da pele produzem secreções que proporcionam um ambiente impróprio para alguns microorganismos. Contém ainda componentes do sistema imunitário que agem contra os microorganismos;
  3. Redução da perda de água, pois a barreira lipídica e ligeiramente ácida age como uma barreira para a difusão de água;
  4. A melanina absorve a luz ultravioleta e protege estruturas subjacentes de efeitos nocivos;
  5. Os pêlos funcionam como isolante térmico, protegem contra a radiação ultravioleta e contra a abrasão;
  6. As unhas protegem as extremidades dos dedos, podendo ser utilizados como defesa.

Porque é importante limpar a pele diariamente?

Figura 2: Limpeza de Pele.

A superfície da pele possui bactérias e fungos microscópicos, onde têm condições favoráveis para se alimentarem e sobreviverem. A sua existência é benéfica, uma vez que impedem a acção de microorganismos perigosos.

Contudo, esta função defensiva só é eficaz quando se realiza uma limpeza regular da pele, para eliminar as impurezas e os resíduos e remover as células de pele que se renovam entre 20 a 30 dias. Importante que esta limpeza seja sempre realizada com os produtos adequados para o tipo e estado de pele.

Não se deve exagerar na quantidade de lavagens nem utilizar produtos muito alcalinos ou agressivos, pois podem danificar a camada protectora.

2. Sensações

Existem inúmeros receptores na pele que permitem detectar sensações como calor, frio, dor e pressão.

3. Regulação da Temperatura

A temperatura corporal é afectada pelo fluxo sanguíneo pela pele e deve ser mantida de forma constante perto de 37ºC. Existem duas situações de regulação de temperatura que acontecem na derme (Figura 3):

Figura 3: Regulação da Temperatura Corporal.

  1. Quando os vasos sanguíneos se dilatam, mais sangue aquecido flui para a superfície corporal, aumentando a perda de calor. Em casos extremos de aumento de temperatura corporal, como em febre, em resposta ao exercício físico ou elevação da temperatura do meio ambiente, o organismo responde para a reduzir, através do suor;
  2. Quando os vasos sanguíneos se contraem, menos sangue aquecido flui para a superfície corporal, diminuindo a perda de calor. Se a temperatura baixar demasiado, os vasos sanguíneos na derme retraem-se para reduzir a perda de calor, resultando na típica “pele de galinha”.

4. Produção de Vitamina D

Figura 4: A Importância da Vitamina D.

A Vitamina D (Figura 3) funciona como uma hormona que estimula a captação de cálcio e fosfato nos intestinos. Fomenta a sua libertação nos ossos e reduz a perda de cálcio nos rins, resultando dessa forma, no aumento dos níveis de cálcio e fósforo no sangue.

A manutenção dos níveis normais destes nutrientes no organismo é fundamental para o metabolismo dos ossos. O cálcio é ainda essencial a nível dos nervos e músculos.

A síntese de Vitamina D inicia-se com a exposição solar, nomeadamente à radiação ultravioleta. Assim, o ser humano pode produzir toda a Vitamina D de que necessita, se a sua exposição solar for suficiente. Contudo, não acontece na maioria dos casos. As pessoas passam a maior parte do seu tempo em ambientes fechados, vestem roupas, entre outros factores, acontecendo com frequência em climas frios.

A Vitamina D pode ser ingerida através de alimentos como fígado (sobretudo fígado de peixe),  gemas de ovo e lacticínios (como queijo, manteiga e leite), e absorvida no intestino delgado. Ainda assim, pode ainda não ser suficiente a sua ingestão para o organismo de determinada pessoa, podendo ainda a dieta ser suplementada com Vitamina D (queres conhecer se tens carência deste ou outro nutriente? Preenche  este questionário e reenvia-me para dianasmgomes@gmail.com).

5. Excreção

Além de água e sal, excretamos através da pele outros resíduos em menor quantidade, como ureia, ácido úrico e amónia. A sua remoção é efectuada maioritariamente através do sistema urinário.

Queres ficar a par de todas as novidades e novos artigos? Então subscreve à minha newsletter!

Bibliografia:

Leave a Comment